sábado, 6 de setembro de 2014

Alphonsus de Guimaraens






Biografia

Nasceu em Ouro Preto, Minas Gerais, em 1870. Seu nome verdadeiro é Afonso Henriques da Costa Guimarães, usando Alphonsus de Guimaraens como seu pseudônimo. Ingressou na Escola de Minas com o objetivo de estudar engenharia. Nessa época sua noiva, Constança, morreu, perda que o poeta parece nunca ter-se recuperado. Em 1895, no Rio de Janeiro, conheceu Cruz e Souza, poeta do qual já admirava e tornou-se amigo pessoal.
Foi para São Paulo, onde iniciou o curso de Direito que concluiria em Minas. em 1906, foi nomeado juiz da cidade de Mariana (MG). Lá ele se casou, teve quinze filhos e permaneceu até sua morte em 1921.





Na Literatura

 Suas obras praticamente poética o consagrou como um dos escritores simbolistas do Brasil. Seus poemas baseiam-se em dois pólos principais: o amor e ódio. Alguns autores dizem que a perda precoce da sua esposa (que aconteceu aos 18 anos da vida de Alphonsus – vide Análise de Hão de chorar por ela os cinamomos) foi um fator decisivo quanto a temática de parte de suas obras.
Considerado como um grande autor místico, com temática recheada de conteúdo católico, divinizando a mulher e excluindo o erotismo, assim como Cruz e Sousa.

Mas ainda há outras temas destacáveis como a nostalgia (é presente em sua poesia as lembranças de um tempo e espaço que eram perfeitos para o poeta, e essas lembranças lutavam para tomar o presente), solidão (forte quando ele realiza a discrepância entre corpo e alma), isolamento (no homem quando entra em contato com Deus), loucura (como efeito da angústia vivida pelo fato da ruptura entre as coisas celestes e terrestres) e desilusão (alcançada pelo fato da beleza e perfeição tivessem sido extraídas da vida humana).

Obras:

Poesia:

Setenário das Dores de Nossa Senhora (1899);
Câmara Ardente (1899);
Dona Mística (1899);
Kyriale (1902);
Pastoral aos crentes do amor e da morte (1923);
Poesias (1938).

Prosa:

Mendigos (1920);



Poemas no Blog:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.